top of page

Depilação a Laser: Os tipos de laser e cuidados a ter após as sessões


Depilação a Laser

A Depilação a Laser proporciona uma alternativa aos métodos tradicionais de depilação.  Fique a conhecer mais sobre os diferentes tipos de laser utilizados e os cuidados pós-depilação essenciais para alcançar os melhores resultados.


Na evolução do setor da beleza, a Depilação a Laser surgiu como uma abordagem rápida e de longa duração para mitigar a preocupação e o desconforto decorrentes dos pelos, proporcionando resultados eficazes e duradouros aos clientes. 


Neste artigo vamos explicar-lhe os cuidados a ter após a depilação e a diferença entre os quatro tipos de Depilação a Laser: Diodo, Alexandrite, Nd:YAG e Luz Intensa Pulsada.


Como funciona a Depilação a Laser?


No processo de depilação a laser, o laser emite feixes de luz que são convertidos em calor. Esse calor é direcionado para o folículo piloso durante a sua fase anágena (fase de crescimento), agindo sobre o pigmento do pelo. Isso resulta no dano ao folículo, o que impede ou retarda o seu crescimento futuro. Por essa razão, os pelos mais escuros, com maior concentração de melanina, tendem a responder de forma mais eficaz ao tratamento de depilação a laser.


Existem 3 fases de crescimento do pelo: anágena, catágena e telógena. Os pelos vão passando por todas estas fases, em momentos diferentes. 


Nas tecnologias como luz pulsada (fotodepilação) ou laser, o ideal é que os pelos estejam presos à raiz (fase anágena) para assim ela ser atingida e cauterizada.


É por esta razão que são necessárias várias sessões de depilação de forma a garantir que o laser consegue chegar à raiz de todos os pelos.


O que acontece após a sessão de depilação a laser?


Após a depilação a laser, o pelo cai sem vida a partir de 15 dias depois da sessão. E se ele tiver sido atingido na fase anágena, naquele folículo piloso já não vão nascer mais pelos.


É importante destacar que nem todos os pelos do corpo se encontram na mesma fase de crescimento e esse ciclo é permanente enquanto o bulbo capilar estiver ativo.


É por isso que se justifica a pausa entre as sessões a partir de 30 dias, para que o pelo, que no momento da sessão não se encontrava na fase correta (anágena), consiga se desenvolver durante esse tempo e alcance a fase correta na próxima sessão.


Quais os tipos de laser?


Laser Díodo


O laser Díodo é altamente procurado devido à sua capacidade de penetrar profundamente na pele, graças ao seu comprimento de onda de 800 nm. Este tipo de laser é ideal para todos os fototipos de pele e é especialmente eficaz para pelos escuros e grossos.


Laser Alexandrite


O Laser Alexandrite utiliza um comprimento de onda de 755 nm. É mais indicado para pelos menos pigmentados e para pessoas de pele clara a morena. Embora também possa ser utilizado em peles mais escuras, é importante consultar um profissional para evitar possíveis problemas de pigmentação.


Nd:YAG


O laser Nd:YAG (laser de ítrio-alumínio-granada dopado com neodímio) tem um comprimento de onda de 1064 nm que lhe permite penetrar na pele de forma profunda, contornando a melanina na epiderme e concentrando a sua energia nos folículos pilosos mais profundos. 


Por conta disso, ele é indicado para todos os fototipos de pele, sendo especialmente eficaz em fototipos mais elevados (peles mais escuras).


Luz Intensa Pulsada


A Luz Intensa Pulsada (IPL) não é classificada como um laser, embora o seu método de funcionamento seja semelhante. O equipamento emite flashes de luz com comprimentos de onda entre 500 e 690 nm. Devido à sua penetração menos profunda na pele, esta opção pode ser menos eficaz e requerer um maior número de sessões em comparação com os tratamentos a laser.


Esta tecnologia é eficaz para todo o tipo de peles e em áreas maiores.


Que cuidados deve ter após a depilação?


Após a sessão de depilação a laser, é importante seguir alguns cuidados para melhorar a eficácia do tratamento e garantir uma experiência positiva. 


Para melhorar a sua experiência e os resultados do tratamento, apresentamos os cuidados  a ter após a sua sessão de depilação:


  • Utilize um creme hidratante


Após o tratamento a laser, é recomendável utilizar um creme hidratante para ajudar a repor a hidratação e reduzir a sensibilidade da pele. O creme hidratante ajuda a aliviar o ressecamento temporário da pele causado pelo tratamento a laser, proporcionando conforto e suavidade.


  • Evite a exposição solar direta 


Após o tratamento a laser, a pele fica mais sensível e suscetível a queimaduras e irritações provocadas pela exposição solar. Portanto, é fundamental utilizar um protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, com FPS 35 ou superior. Escolha um protetor solar de amplo espectro, que proteja contra os raios UVA e UVB, e aplique-o generosamente na área tratada antes de sair ao ar livre. 


  • Evite produtos com esfoliantes químicos 


Durante os primeiros 7 dias após a sessão, produtos que contenham esfoliantes químicos, como ácido retinoico, ácido glicólico ou ácido salicílico, podem causar irritação e queimaduras na pele. 


  • Evite maquilhagem no início 


Evite o uso de maquilhagem durante as primeiras 24 horas após a sessão de depilação.


  • Evite roupas apertadas e fricção


Especialmente em áreas sensíveis como axilas e virilhas, o contato repetido com tecidos ásperos ou toalhas pode causar irritação, cicatrizes, bolhas ou pigmentação. Opte por roupas folgadas e tecidos macios para minimizar o desconforto e promover a cicatrização adequada da pele após a depilação.


  • Durante o banho, use as mãos e água morna 


Durante o banho, utilize apenas as mãos e água morna - evite o uso de esponjas ou escovas abrasivas que possam causar irritação na pele recentemente depilada. Além disso, evite água excessivamente quente, pois isso pode aumentar a sensibilidade da pele e causar desconforto. 


  • Evite piscinas, salas de vapor e exercício físico


Evite piscinas, saunas e exercício físico intenso - é importante evitar exposição a água excessivamente fria ou quente, bem como atividades que possam resultar em suor em excesso, pois isso pode irritar a pele recém-depilada.


  • Espere 24 horas antes de aplicar desodorizante


Se possível, opte por um desodorizante mais suave e com ingredientes menos irritantes para minimizar qualquer desconforto ou irritação na pele após a depilação.


Com que idade se pode fazer depilação?


A adolescência é um período de mudanças, durante o qual ocorrem muitas alterações hormonais, nomeadamente: estrogénio, progesterona e testosterona, o que provoca o aparecimento de novos pelos.


A depilação a laser é o melhor método de depilação para adolescentes, uma vez que é um tratamento definitivo, não invasivo, seguro e menos doloroso do que outros métodos tradicionais.

No entanto, deve-se ter em conta que os resultados podem não ser permanentes, principalmente em áreas hormonais (como algumas áreas faciais, por exemplo), até que ocorra o completo desenvolvimento e estabilidade das hormonas, uma vez na puberdade.


Qual a idade recomendada para iniciar a depilação a laser:


Sexo masculino: 16 anos

Sexo feminino: um ano após a primeira menstruação.


Informe sempre sobre o uso de remédios anticoagulantes, como heparina, varfarina ou ácido acetilsalicílico, pois pode ser recomendado interromper o uso alguns dias antes da sessão.


A Depilação a Laser é uma solução segura e eficaz, desde que seja efetuada por um profissional qualificado e competente. Na UNIQUE Clinic oferecemos diferentes tipos de Depilação a Laser, para combater as suas necessidades da forma mais eficaz.


Para esclarecer dúvidas relacionadas com o procedimento, ou agendar a sua marcação, entre em contacto connosco.


8 views0 comments

Comments


bottom of page